O que a Dopamina e a Serotonina têm a ver com o que comes?

por Autor Convidado
Obsessão de Comer

O acto de comer faz parte das nossas vidas, mas já alguma vez paraste para pensar porque comes? Uns diriam porque gostamos, outros porque necessitamos para nos mantermos vivos. Ora na primeira resposta comemos porque gostamos de comida e porque tiramos prazer do sabor e cheiro dos alimentos, sendo este aspecto da motivação endógeno. Por outro lado, comemos porque temos fome e desejamos alimento para ficar saciados. Este aspecto do comportamento motivado de comer é considerado como uma “redução do impulso” ou a satisfação de um desejo.

As pessoas consideram que o gostar e o querer são dois aspectos de um mesmo processo, uma vez que estamos mais predisposto a comer aquilo que gostamos, no entanto, estudos sugerem que o gostar e o querer são mediados por diferentes circuitos encefálicos. Ora vejamos…

O Papel da Dopamina na Motivação

O comportamento alimentar é motivado pela estimulação eléctrica do hipotálamo lateral. A ingestão de alimentos é assim motivada pela activação dos neurónios orexigénicos daquela área cerebral. Para além do hipotálamo lateral, a estimulação eléctrica vai também activar os axónios dopaminérgicos do sistema dopaminérgico mesocorticolímbico.
Evidências científicas sugerem que o sistema dopaminérgico tem forte influência na motivação de diversos tipos de comportamentos, incluindo o alimentar. Se, por outro lado, os neurónios dopaminérgicos forem destruídos, ou se os seus receptores da dopamina estiverem bloqueados com drogas, a estimulação eléctrica será menos eficaz do desencadeamento do comportamento alimentar.

Por Nessa los via Wikimedia Commons

Serotonina, Alimento e Humor

Desde sempre que o humor está ligado à ingestão de alimentos, uma pessoa fica satisfeita quando ingere algo de que gosta muito e fica mais triste quando tem de fazer determinadas restrições na sua dieta.
O sistema encefálico responsável pela regulação do humor usa a serotonina como o principal neurotransmissor, sendo esta um forte elo entre alimento e humor.

Investigadores observaram que os níveis de serotonina no hipotálamo são mais baixos nos períodos de jejum, aumentando com a antecipação à chegada de alimento, apresentando um pico durante uma refeição, especialmente como resposta aos hidratos de carbono.

Actualmente acredita-se que disfunções na regulação de serotonina no encéfalo sejam um dos factores que contribuem para as perturbações alimentares, como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. Estas perturbações são normalmente seguidas de episódios de depressão, transtorno severo do humor relacionado a baixos níveis de serotonina no encéfalo. 1

Agora que já sabes mais sobre o que acontece no teu cérebro quando tens fome e quando acabas de comer, nada como saborear uma refeição saudável e desfrutar desse momento!

Bom Apetite e Sorri!


  1. Bear, M. F. Connors, B. W. & Paradiso, M. A. (2002). Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso. (2a Ed). Porto Alegre: Artmed Editora. 

Talvez Também Gostes