Os benefícios que um copinho de vinho (não) tem…

por Débora
Foto de 4 Imperiais (cerveja) numa mesa

Há pelo menos duas escolhas no teu estilo de vida que influenciam a tua saúde, em particular as mulheres. Um novo estudo 1 diz que há uma correlação entre o cancro da mama, o álcool e o exercício.

Beber apenas um copo de álcool por dia é o suficiente para aumentar o risco de cancro da mama. Já em oposição está a prática de exercício vigoroso, que diminui o risco de cancro da mama tanto em mulheres em pré, como em pós-menopausa. 

Ter uma vida fisicamente activa, controlar o peso durante toda a vida e limitar o consumo de álcool são algumas coisas que se podem fazer para minimizar o risco.

“Um copo de álcool por dia é o suficiente para aumentar o risco de cancro da mama.”

O American Institute for Cancer Research e o World Cancer Research Fund publicaram um relatório conjunto que inclui dados de 12 milhões de mulheres e de 260 000 casos de cancro da mama, recolhidos em cerca de 120 estudos.

Benefícios de (não) consumir álcool

É sabido que o álcool não faz bem, apesar de ser dito que é benéfico para a saúde beber vinho tinto, por ser rico em resveratrol (na verdade é a uva que é rica), mas o interessante é que o consumo diário de 14g de álcool (i.e. cerca de 1 copo de vinho, uma imperial ou fino, como preferirem)23, é suficiente para aumentar o risco nas mulheres.

No entanto, o estudo não revela os mecanismos que o consumo de álcool desponta no aparecimento do cancro da mama.

Benefícios do exercício vigoroso

Exercício com kettlebells e ténis

Já em oposição o exercício vigoroso pode diminuir o risco de cancro da mama. Algo que já era aceite para cancros pós-menopausa, mas pela primeira vez também aponta para a diminuição do risco de cancro da mama em mulheres em pré-menopausa.

As mulheres em pré-menopausa activas tinham 17% menor risco de desenvolver cancro da mama, comparativamente com mulheres menos activas. Já no caso de mulheres pós-menopausa essa redução era de 10%.

BÓNUS: este estudo também demonstrou que há fortes indícios de que amamentar reduz o risco de cancro de mama. Mais um benefício da amamentação.

É verdade que não consumir álcool e fazer exercício não são condições sine qua non para não ter cancro, mas reduzem bastante as hipóteses de acontecer.

“A genética carrega a arma, o estilo de vida puxa o gatilho.” 

Dr. Oz

Há muitos factores que não controlamos, seja a nossa genética, exposição ambiental, etc…  Mas em último caso são as escolhas de cada um que determinam a efectivação de algumas doenças. Tudo isto é resumido na frase do Dr. Mehmet Oz: “A genética carrega a arma, o estilo de vida puxa o gatilho”4

O teu estilo de vida define em muito o que o te aguarda no futuro. Não dês a desculpa de já teres casos desta ou daquela doença na tua família. Assume a responsabilidade que as tuas escolhas têm na tua saúde.

Dá uma vista de olhos aos 6 Passos para ser leafstyle e faz a mudança.

Talvez Também Gostes