Hoje é o dia internacional do veganismo.
Mas é verdade, os vegans têm um problema sério. Urgente! E não, não é a proteína.
Hoje é o dia internacional do veganismo.
Mas é verdade, os vegans têm um problema sério. Urgente! E não, não é a proteína.
No dia 26 de Setembro recebemos em nossa casa um grande homem. É que é mesmo enorme! O Raminhos veio visitar-nos para perceber o que é esta “coisa” do veganismo, e de como chegámos aqui. Tivemos uma longa conversa, mas que foi demasiado curta para dizer tudo o que queríamos. Contámos situações caricatas que se passaram connosco e explicámos o que nos fez tornar vegan.
Nós costumamos dizer que somos vegan, por uma questão de simplicidade, porque assim não precisamos explicar que além da carne e do peixe, também não comemos lacticínios e ovos. Na verdade, ainda vamos usando a designação 100% vegetariano porque ainda não somos “completamente” vegan (faltam só alguns pormenores para chegar a 100%).
Hoje o nosso pequeno faz 18 meses! 🎉 Parece que 6 meses é o tempo ideal de espera para mostrar como foi a festa do 1.º aniversário… até porque nos esquecemos de tirar fotos da festa!! (Como é possível?! Shame on us!)
Não temos nem uma foto das comidas, bebidas e decoração. Bem… restam as (poucas) fotos da mesa do bolo 🙌🏼🤗
E pensar que já se passaram 3 meses…
O parto estava previsto para dia 25 de Março, mas toda a gente me dizia que ia ser antes, porque o normal é os pequeninos anteciparem-se (ou então porque estava com uma barriga enorme!). Pois…mas não. O meu pequenino estava a gostar tanto de estar no quentinho que decidiu que não ia sair. Teve então de ser expulso. A minha obstetra não gosta de gravidezes longas, por isso marcámos a indução do parto para antes das 41 semanas.
Eu sou um feminista. Não há nada mais fantástico neste mundo do que as mulheres. Vá… talvez bebés e gatinhos. Mas o que vos quero dizer tem muito a ver com aquilo que tenho aprendido com a Débora.
A alimentação é muito importante em todas as fases da vida, mas principalmente durante a gravidez. Mesmo com o reforço multivitamínico, o bebé precisa de uma panóplia de nutrientes que naturalmente são obtidos através dos alimentos.
Portanto, quanto mais ricos em nutrientes, melhores são os alimentos. E não há muita volta a dar… no que diz respeito a nutrientes importantes, variados e indispensáveis, os vegetais estão, de longe, no topo.
Finalmente chegou o momento esperado, a ecografia do 1º trimestre, em que se vê o bebé já com formas de bebé, e se avalia o seu desenvolvimento.
Estava na terceira semana do Insanity quando chegou a confirmação de que vinha aí um bebé (já com 6 semanas). O ShaunT ficou em stand-by e começou toda a azáfama de consultas e análises.
Eu sou a prova viva que um comedor de carne inveterado pode mudar. Costumava dizer que era vegetariano no acompanhamento do prato. Hoje o acompanhamento tomou conta do prato e nunca me senti melhor.