A Força de um Sorriso

por Autor Convidado
Rapariga deitada na relva a rir

O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores

Mário Quintana

O sorriso é uma expressão facial e possui uma função essencialmente social. Um bebé com poucos dias de idade sorri nas situações de bem-estar, antes de o fazer em resposta a um estímulo visual. Com o sorriso podes expressar alegria, felicidade, afeição. Trata-se de um automatismo dos músculos da face que ocorre em resposta a determinados estados mentais, sendo também usado como transmissor de informação.

Está cientificamente comprovado: partilhar com frequência esta expressão facial universal é extremamente benéfico e protege o equilíbrio físico e mental.

“Partilhar esta expressão facial é extremamente benéfico e protege o equilíbrio físico e mental”

Segundo o psicólogo português Freitas Magalhães existem três tipos de sorriso:1

  • O largo, quando os lábios deixam ver os dentes;
  • O superior, em que apenas se mostram os dentes de cima;
  • O fechado, que esconde os dentes, sem alterar muito a fisionomia do rosto.

Pesquisas do psicólogo português ainda revelam que as pessoas que sorriem com os lábios unidos, sem mostrar os dentes, são vistas pelos outros como mais afectivas. O sorriso fechado parece ser o que melhor traduz a afectividade e é também um “sorriso de sedução”, de acordo com o especialista.

Hoje em dia, sorrir nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos são os factores com grande responsabilidade na ausência acentuada de sorrisos e no enfraquecimento da vontade de o fazer…  No entanto, o sorriso pode, entre outras coisas, devolver o bem-estar. Sorrir liberta endorfina, uma hormona que quando é libertada no organismo causa uma sensação de bem-estar, conforto, bom humor e felicidade.

“O sorriso é o aliado dos grandes momentos: sorrimos quando estamos bem e partilhamos bons momentos”

Existem muitas razões para sorrires, vale a pena procurá-las ou simplesmente sorrir, já que ao sorrir trabalhas, em simultâneo, 17 músculos, que permitem relaxar o corpo de tensões. Sorrir é também benéfico para o sistema cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo, imunológico e ajudando na produção dos glóbulos brancos. O sorriso também aumenta a auto-estima e valoriza tanto quem o dá como quem o recebe, expressando emoção e criando elos entre as pessoas. O sorriso é o grande aliado dos grandes momentos: sorrimos quando estamos bem, sorrimos quando partilhamos bons momentos, sejam eles presentes, passados ou como antecipação de futuros felizes.

O sorriso verdadeiro leva mais tempo para aparecer e desaparecer da face. Já o sorriso falso/cortesia aparece e desaparece rapidamente, é exagerado, assimétrico, com expressões mistas e indiscrições não verbais.2

Por isso é altura de aprenderes a sorrir e insistir de modo a que este se instale na tua rotina como parte integrante de ti próprio. Aprende a sorrir sem motivo, mas com a grande motivação de contribuíres para uma vida mais colorida e feliz.


  1. Freitas Magalhães – A Psicologia do Sorriso Humano (Edições Univ. Fernando Pessoa, 2009)

  2. António Damásio – O Sentimento de Si (2000; Temas e Debates, 2013)

Talvez Também Gostes