Quantas repetições?

por Autor Convidado
Homem a fazer musculação

Os treinos são quase sempre apresentados sob a forma de séries e repetições relativas a um dado exercício. Já deves ter reparado em praticantes a realizar 15 repetições durante a execução de um movimento, enquanto outros se ficam apenas pelas 6 repetições no mesmo exercício.

Qual é a diferença?

É importante perceber que o número de repetições não se refere apenas à quantidade de vezes que deves repetir o movimento, mas sim ao número MÁXIMO de repetições que deves conseguir executar. Isto é, se com um determinado peso fazes 15 repetições, porque o plano de exercícios assim o indica, mas tens a noção de que eras capaz de realizar mais 5 ou 10, então estás a falhar por completo o objectivo do próprio plano. Qualquer que seja a referência ao número de execuções numa planificação, pretende-se que esteja perto do teu máximo. Deves sempre tentar encontrar um peso/resistência que te permita ficar perto ou atingir essa meta (se pretendes fazer 15 e acabas por conseguir 16, ou apenas 14, não é considerado problemático). Isto requer uma constante procura pelos pesos adequados para todas as séries de todos os exercícios.

“O número de repetições refere-se ao número MÁXIMO de repetições que deves conseguir executar.”

Quanto ao número de repetições que deves fazer, prende-se com o objectivo final de cada pessoa. De 1 a 6 Reps (Treino de Força – Neuromuscular); 6 a 12 Reps (Treino de Hipertrofia – aumento da Massa Muscular); >12 Reps (Resistência Muscular).1 Com frequência quem pretende perder Massa Gorda realiza treinos de Resistência Muscular (> 12 Reps), uma vez que estes são menos agressivos para algumas estruturas do corpo e reduzem a probabilidade de lesão.Com frequência quem pretende perder Massa Gorda realiza treinos de Resistência Muscular (> 12 Reps), uma vez que estes são menos agressivos para algumas estruturas do corpo e reduzem a probabilidade de lesão. 

“A tendência natural é de negligenciar a fase excêntrica – grande erro.”

Além do número de repetições a realizar, ainda tens a velocidade a que as executas. Os números descritos anteriormente estão associados a um tempo que o músculo deve estar sob tensão para atingir determinados objetivos. Por isso, existe uma cadência adequada para a realização dos mesmos.2 Os exercícios devem ser realizados ao ritmo de 2 seg na fase concêntrica e 2 a 4 seg na fase excêntrica. A tendência natural é negligenciar a fase excêntrica, realizando-a de forma descontrolada e rápida – grande erro.

Braço a contrair

Uma última dica: se pretendes aumentar a Massa Muscular (Hipertrofia), experimenta enfatizar a fase excêntrica entre 4 a 6 seg durante algumas semanas. É certo que as cargas com que treinas habitualmente vão diminuir, mas os resultados vão surgir!


  1. Schoenfeld,BJ.(2010) The mechanisms of muscle hypertrophy and their application to resistance training. J Strength Cond Res; 24(10):2857-72

  2. Lacerda LT, Martins-Costa HC, Diniz RC, Lima FV, Andrade AG, Tourino FD, Bemben MG, Chagas MH. (2016) Variations in Repetition Duration and Repetition Numbers Influence Muscular Activation and Blood Lactate Response in Protocols Equalized by Time Under Tension. J Strength Cond Res 30(1):251-8

Talvez Também Gostes