G-BOMBS: “O” de chorar por mais Cebola

por Autor Convidado
Cebola roxa, cebola branca e alhos sobrepostos

A cebola e o alho não servem apenas para dar sabor aos teus cozinhados, também têm propriedades que ajudam no combate ao cancro. Pertencem à família Allium e recentes estudos descobriram que o consumo destes vegetais leva à diminuição do risco de vários tipos de cancro. Além da cebola e do alho esta família inclui o cebolinho, o alho-francês e a chalota.

Os vegetais Allium são ricos em compostos organossulfurados, que se pensa serem os responsáveis pelo efeito anticancerígeno desta família de vegetais. Estes compostos são produzidos quando a parede celular é cortada, mastigada ou esmagada, enquanto crua. Ajudam a prevenir o desenvolvimento do cancro pela desintoxicação dos agentes carcinogénicos e inibem o fornecimento de sangue para os tumores, retardando assim o seu aparecimento e crescimento.

Contêm ainda flavonoides e fenóis (principalmente a cebola roxa e a chalota) dois componentes que ajudam a prevenir que as células lesadas evoluam para células cancerígenas. Também têm efeito anti-inflamatório que contribui para a prevenção do cancro.

 “A próxima vez que cortares cebola as lágrimas vão ser de alegria porque estás proteger o teu corpo.”

Lembra-te que se não comeres a cebola crua e bem mastigada, deves picá-la bem antes de cozinhar para aproveitar ao máximo estes benefícios.

A próxima vez que cortares cebola as tuas lágrimas vão (com certeza) ser de alegria porque agora sabes que estás a desencadear uma reacção química que vai proteger o teu corpo.

De qualquer forma deixamos umas dicas para maximizar os efeitos benéficos e conter um pouco a tua “alegria”:

  • Antes de cortares a cebola, assegura-te que está fria. Basta colocar 5 minutos no congelador;
  • Liga o exaustor ou abre a janela, para afastar os compostos gasosos formados;
  • Corta a extremidade da raiz, com ela virada para a frente (afastada de ti). Tem cuidado para não cortares muito fundo porque é na raiz que se encontra a maior concentração destes compostos anticancerígenos;
  • Corta ou pica a cebola em fatias finas antes de adicionares à sopa, salada ou outro prato, para maximizar a produção dos compostos organossulfurados.

Onions and Garlic are Anti-cancer Foods | Dr.Fuhrman

Talvez Também Gostes

Deixar um Comentário